NOVIDADES

A Musicoterapia no Brasil



Apesar de a música ser conhecida e utilizada com seus fins terapêuticos e de cura durante toda história, inclusive no Brasil, o surgimento da Musicoterapia como profissão e área do conhecimento no país aconteceu apenas no século XX, na década de 50, ou seja, há pouco mais de meio século. Conquanto, a profissão propriamente dita tem o ano de 1969 como data de seu início oficial no Brasil, com a criação do primeiro curso brasileiro de Musicoterapia. Alguns anos antes de seu aparecimento no país, já haviam sido registradas, durante a década de 40, pesquisas e práticas clínicas musicoterápicas na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Nesses países, a Musicoterapia surgiu no contexto do pós-guerra, enquanto na América do Sul a mesma surgiu a partir da educação musical especial. Em 1948, no Rio de Janeiro, a professora de música Liddy Mignon formou um curso de educação musical especial no Conservatório Brasileiro de Música (CBM), semelhante ao curso de educadores especiais de música da Argentina, surgido na mesma época. Visava promover um programa de treinamento para que professores de música trabalhassem em instituições de educação especial e hospitais psiquiátricos.

Dessa forma, no Rio de Janeiro da década de 50 já há registros de trabalhos com música em escolas regulares e de educação especial e em hospitais e instituições psiquiátricas, primeiramente por educadores musicais.

0 comentários: