NOVIDADES

Massagem Para Bebês



A massagem para os bebês é uma prática milenar em muitas culturas. Diversas investigações revelaram os seus numerosos benefícios. A massagem do bebê ajuda a entender melhor como a criança se comunica e dá ideias para os seus cuidados durante os primeiros meses de vida. Juntos descobrirão o que é melhor para ambos. É Importante que se tenha em consideração que a massagem é algo que se faz com o bebê, mais do que ao bebê.

São sabidos os benefícios de uma massagem, ao nível do relaxamento e descontração em geral. A massagem infantil, porém, propõe-se alcançar objetivos de estimulação muito mais profundos e importantes no estabelecimento das primeiras relações de um bebê.

A construção da personalidade é fortemente influenciada por uma espécie de memória do modelo de vinculação nos primeiros meses, ou mesmo anos, de vida. Por vinculação entende-se o estabelecimento de laços afetivos entre o bebê e os outros, começando pelos seus pais. É como se em cada comportamento ou atitude algo ganhasse significado emocional, algo para ser recordado, algo que construísse uma história. Bocadinho a bocadinho vão-se acumulando as representações internas e ganhando sentido uma história pessoal, onde será possível identificar os sentimentos vividos.

Quando nasce, o bebê não dispõe de recursos verbais para comunicar, pelo que o faz maioritariamente pelos sentidos. O toque é um dos que mais se correlaciona com os aspetos inter-relacionais, ou seja, o que define a capacidade de estar perto ou em contacto com o outro.

O hábito de ser tocado produz, mais tarde, uma capacidade de estar seguro perante a proximidade física dos outros, o que se traduz numa competência de extrema importância em termos familiares, mas também, sociais.

0 comentários: